21 de janeiro de 2010



Há alguns meses, fui em uma cachoeira com uns amigos. A trilha da floresta era bem fechada, úmida e escura. Quanto mais longe eu estava, quanto mais as árvores pareciam me abraçar e quanto mais eu pensava que eu poderia viver daquele jeito, melhor eu me sentia. O engraçado é que agora, enquanto o cursor piscava em um paragráfo em branco, lembrei que cantei, durante a caminhada, canções da Basia Bulat, do primeiro disco, Oh, My Darling. Na água gelada, fiquei calmamente parado um tempo, cantando automaticamente, porque na minha cabeça os pensamentos estavam mais agitados que a água que caía. Agora, com o fone de ouvido bem alto, enquanto o novo álbum da Basia Bulat, Heart Of My Own, toca pela terceira vez seguida, eu me sinto próximo daquele sentimento que tive na cachoeira.

Na canção "Sugar and Spice", Basia canta: "but I listen to you, and your voice takes me out of my skin". O clima folk de Heart Of My Own tem esse poder de desprender a imaginação do corpo. O amadurecimento das canções e a segurança ao cantar pode ter sido resultado de uma experiência que Basia tem citado como fundamental para o novo trabalho. Ela passou alguns dias em uma cidade chamada Dawson City, no estado do Yukon, no Canadá, próximo ao Alasca. O lugar é praticamente deserto e o silêncio da natureza serviu de inspiração para diversas músicas. O eco de paisagens desertas trazem peso ao disco. Todos os pensamentos que devem ter passado pela cabeça da cantora enriquecem as letras.

E apesar de o silêncio ser companheiro de lugares afastados como a minha cachoeira ou a cidade canadense escolhida por Basia, as melodias não trazem um possível dueto simples de voz e violão apenas. A densidade de uma floresta fechada e úmida aparece nas canções, com a percussão dividindo o papel principal com o violão e com a bela e forte voz da cantora. Os violinos, pianos, autoharpa e ukulele dão ainda mais coesão para a obra. Heart Of My Own é minha nova floresta portátil.

5 comentários:

Buzzy disse...

Wow! Prettttttty productive this week!

=D
Descobri por acaso que tu era amigo da minha irmã, a Karina. Isso foi bizarro demais, acompanho o blog há um tempinho, tenho ele no meu RSS Reader. Até que vi um post com o nome dela, foi quase como entrar em um vórtex, ou ser aparatado.

Faz muito tempo que não ouço nada de novo... essa semana foi ótima com 3 discos novos pra ouvir, e gostar =).

puravida disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa noite.
bjsss

aguardo sua visita :)

Karina Buzzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
denis disse...

as duas primeiras músicas são fodas.

Gio.D. disse...

Lindo esse disco! Muito obrigada por ele e por todos os outros. Ótimo cantinho esse :)
Beijos
:***