2 de setembro de 2011

Nina Nastasia & Jim White - You Follow Me (2007)





As canções de Nina Nastasia sempre foram muito pessoais. Tratam de relacionamentos humanos, com seus altos e baixos, seus pontos positivos e seus pontos negativos, os bons e os maus momentos. Em You Follow Me, de 2007, Nina entra em um ambiente de discussão novamente. A conversa dessa vez tem um companheiro forte e genioso: Jim White. O clima do disco representa um microcosmo da relação humana. Momentos de sintonia com momentos de desacordo.

Sonoramente, essa briga entre pensamentos que serve como exemplo para o álbum tem seus dois lados muito bem distintos. No primeiro, Nina Nastasia e seu violão calmo e tímido e sua voz leve. Do outro, a bateria nervosa de Jim White, com suas baquetas inquietas. Tudo isso é o que faz You Follow Me.

Como em todo relacionamento, a conversa sonora de Nina e Jim encontra seus momentos de paz como em I’ve been Out Walking, The Day I Would Bury You e In the Evening, mas é nos momentos de confronto que mais chamam a atenção e mostram a qualidade do álbum. Em Our Discussion ou Odd Said The Doe você tem a impressão, em certos momentos, de estar ouvindo duas canções diferentes. O disco te prende a atenção, com um alt-country e elementos de folk, faz você torcer para que um dos dois vença essa batalha sonora, sem perceber que na verdade eles jogam defendem a mesma bandeira.

Na verdade, a união de Nina e Jim tem como objetivo te vencer, te conquistar. As regras não são claras e eles são apelativos. Um violão dedilhado, uma voz que consegue te pegar nos sussurros e nos gritos e uma bateria que te gruda ao fone de ouvido. Então, se não pode vencê-los...

Nenhum comentário: