24 de maio de 2009


Minha mãe às vezes me pergunta porque eu ouço esse tipo de música. Um violão abafado, uma voz estridente e um ritmo quase constante em todas as canções. Eu não dou muito atenção quando ela me faz essa pergunta, porque na verdade eu não estou lá quando ela pergunta. Ao redor dos meus ouvidos se constrói, sozinha, uma paisagem que me desliga de qualquer resquício de modernidade. The Carter Family é uma das bandas norte-americanas mais importantes no meio country, além de servir de inspiração para muitos outros estilos, principalmente no resgate folk dos anos 60. Uma leitura na biografia deles vale a pena. Mas sobre o disco, é uma compilação dos primeiros anos de gravações. Além das melodias, que remetem aos campos abertos do estado da Virginia, as letras, em sua maioria, são motivadoras, até pela vertente meio gospel da banda. Mas são frases, que com a ajuda da voz estridente, ficam na cabeça e servem como ditados para várias coisas na vida. Você pode estranhar o estilo no começo, mas dê uma chance e se deixe levar pelo ritmo repetitivo do violão e das melodias fáceis de acompanhar.

'There's a dark and a trouble side of life
There's a bright and a sunny side too
Though we meet with the darkness and strife,
the sunny side we also may view

Keep on the sunny side, always on the sunny side
Keep on the sunny side of life
It will help us every day,
it wil brighten all our way
if we keep on the sunny side of life'

2 comentários:

Vinicius disse...

logo logo eu coloco o link para download.

Lucke disse...

Pô, gostei disso!Nunca tinha sequer ouvido falar de The Carter Family!

Quando ouço LeadBelly aqui em casa minha mãe sempre me olha com uma cara de quem não compreende o que está acontecendo e me pergunta a mesma coisa: ''porque você fica ouvindo essas músicas,menino?'' hehe